4 de janeiro de 2010

Palavras de Jesus! (Mt 6:5,6)

E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6:5,6)

- Agora o Senhor Jesus ilustra mais uma atitude piedosa daqueles que querem chegar verdadeiramente a Deus: oração sincera, e dirigida a Ele. Mais uma vez, o Senhor confronta com a atitude dos hipócritas religiosos. Não oramos por opção, mas porque a oração deve fazer parte integrante da vida de relacionamento com Deus e da verdadeira justiça. Representar como os hipócritas descritos nesta passagem, é profanar algo divino. É desrespeitar a majestade de Deus. Fingir algo tão puro é procurar a própria ruína.

A oração adequada exige que se abra o coração a Deus e que haja sinceridade e humildade. O rei Davi expressou estas virtudes em suas orações (veja um exemplo em Salmo 139:23,24). Devemos não só orar, mas devemos primeiramente amar a Deus. Os hipócritas, aqui representados pelos fariseus e mestres da lei, tinham amor pelas orações, mas esqueceram de Deus (compare Mateus 15:8).

“Tu, porém, quando orares” indica a importância da devoção pessoal, ou seja, quando estamos a sós é que mostraremos quanto de busca e intimidade temos com Deus. Porém, assim como Jesus não condena a oração pública - desde que não haja falsidade ou razões erradas -, Ele também não está simplesmente dizendo que precisamos orar “escondidos” em um “quarto” ou outro lugar qualquer onde estejamos a sós. O Senhor na verdade, espera que nos livremos de desejos egoístas de querermos ser vistos ou reconhecidos pelos homens.

Nossas orações só alcançarão a pureza e o coração de Deus quando manifestadas naturalmente, onde não haja interesse pessoal ou egoísta, de forma que honre e agrade ao Senhor das bênçãos. A admoestação é para orar sempre e em todo lugar, seja sozinho ou com irmãos na fé (1 Tessalonicenses 5:17; 1 Timóteo 2:8). Não importa o momento e o lugar de orar, mas o importante é que seja com sinceridade e profunda devoção a Deus, além de ser somente dirigida a Ele e não aos homens ou para eles verem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A maior expressão do amor de Deus:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Fale de Cristo aos outros:

- "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15,16)

- "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, ..." (Romanos 3:23)

- "... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)

- "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1:15)

- "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; ..." (Romanos 1:16)

- "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)

- "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, ..." (Atos 3:19)

- "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." (Romanos 10:9,10)

- "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

- "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

- "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25)

- "Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4:5,6)

- "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:18-20)