7 de fevereiro de 2009

Palavras de Jesus! (Mt 5:29,30)

“Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mateus 5:29,30)

Antigamente, um membro com gangrena era amputado do corpo para salvar a vida de pessoas. Hoje, não é diferente. Muitas vidas têm sido poupadas com essa traumática cirurgia, apesar de ser chocante.

Aqui Jesus também fala em amputação, porém no sentindo espiritual, caso contrário, mesmo que se arranque o olho direito por causa de sua cobiça, o olho esquerdo continuará no mesmo erro. Na verdade o que Jesus quer é que o cristão faça morrer qualquer atitude da natureza terrena e carnal embutida no coração, como a prostituição, impureza, lascívia, desejo maligno, dentre outras, conforme Colossenses 3:5,6. “Fazei morrer” como diz Paulo nesta passagem.

Se Jesus tivesse falando de mutilação física aqui, mesmo que se amputassem todos os membros, seria ineficaz contra os impulsos do coração corrompido. A linguagem é figurada, mas é para aplicar, e o local é no coração, pois ele é “enganoso... mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). E nas próprias palavras de Jesus, é no “coração” que “procedem maus desígnios” (Mateus 15:19).

É preciso amputar o membro gangrenoso para que o resto do corpo seja salvo! É assim na medicina, e é assim na vida espiritual; pois numa nova vida em Cristo é preciso haver conversão de fato, uma transformação interna, no coração.

“Arranca-o e lança-o de ti”, ou seja, arranca o membro que morre e jogue fora, porque a separação deve ser total e rápida, e não gradualmente. Os médicos não pensam em outra solução que não seja a amputação, quando alguém ferido chega a um hospital com um membro gangrenoso; é a “salvação” de sua vida; a decisão é absoluta e final! Espiritualmente não é diferente, ou todo o corpo morre. É dramático e penoso, mas é uma exigência para pureza e santidade exigidas para um filho de Deus, “porque ele é santo” (Salmo 99:5).

3 comentários:

Sara Leal disse...

Este topico ajudou-me a perceber melhor esse versículo.

*CONTINUA*

Sara

Diego disse...

É verdade..
isso de fato nos ajudou a observa
melhor esse passagem.

Vlww meu irmão.!
Deus abençoei seu trabalho ai ;)

seu casamento ;D

Ezau Francisco disse...

Amem. A explicação foi bem clara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A maior expressão do amor de Deus:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Fale de Cristo aos outros:

- "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15,16)

- "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, ..." (Romanos 3:23)

- "... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)

- "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1:15)

- "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; ..." (Romanos 1:16)

- "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)

- "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, ..." (Atos 3:19)

- "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." (Romanos 10:9,10)

- "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

- "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

- "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25)

- "Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4:5,6)

- "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:18-20)