20 de julho de 2009

Palavras de Jesus! (Mt 5:43-48)

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:43-48)

- Jesus mais uma vez quebra a barreira do ego humano com mais esta declaração. A cada pronunciamento deste sermão, o Senhor parece aumentar as exigências da justiça do reino para os seus cidadãos. Como seres humanos prontos para o revide, quando ultrajados, as palavras “amai os vossos inimigos” nos atordoam e nos fazem perguntar: Como é possível? Na verdade pensamos: “é impossível!” - O amor é a resposta, pois o ágape é incondicional. Deus nos ama, e nos amou mesmo “quando inimigos,” pois “fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho” (Romanos 5:10).

Outra pergunta nos vem a mente: “Como amar aquelas pessoas que justamente seriam aquelas que deveríamos odiar?” Jesus mostra que não há espaço para a vontade humana, quando o quesito é amar. Ele nos amou enquanto éramos seus inimigos. Na cruz, Jesus pediu ao Pai que perdoasse aos homens tamanha ofensa e condenação. Jesus no Getsêmani, sentindo tamanha aflição e angustia antes de se entregar aos pecadores, desistiu de sua vontade para fazer a do Pai.

Amar ao próximo não era algo que os judeus e mais especificamente, os fariseus eram ignorantes, pois a lei já exigia esta obrigação (Levítico 19:18), mas eles entendiam erroneamente a vontade do Senhor como sendo apenas aos seus patrícios, mas o amor como o de Deus vai além das fronteiras multirraciais. Com todo o sofrimento que este povo passou ao longo dos anos de sua existência, havia muita gente para odiar, mas muitos, especialmente os fariseus e mestres da lei, tropeçavam no quesito amar e também que a Deus “pertence a vingança;” e  Ele retribuirá, “diz o Senhor” (Romanos 12:19). Amar como Deus ama é perfeição, portanto, sejamos “perfeitos como perfeito” é o “Pai celeste.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A maior expressão do amor de Deus:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Fale de Cristo aos outros:

- "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15,16)

- "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, ..." (Romanos 3:23)

- "... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)

- "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1:15)

- "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; ..." (Romanos 1:16)

- "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)

- "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, ..." (Atos 3:19)

- "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." (Romanos 10:9,10)

- "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)

- "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

- "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25)

- "Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4:5,6)

- "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:18-20)