Para ser salva uma pessoa precisa seguir um plano de redenção que é dividido em cinco passos: ouvir, crer, arrepender, confessar e batizar. Através destes passos todos tem a oportunidade de conhecer o plano infalível de Deus para a salvação. Não é possível deixar nenhum destes passos para traz sem que antes, sejam compreendidos e aceitos, pois todos são imprescindíveis na conversão do pecador para uma nova vida de obediência, temor e reverência para com Deus. Após o batismo, ele perseverará até a volta de Cristo que virá buscar aquele que são seus.
Este é o chamado de Cristo para todos, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Quem aceita este chamado, terá sobre si a misericórdia e a graça de Deus sendo exercida sobre ele até a volta de Jesus ou até quando Deus chamar.
por Elcio M. P. Soares
A verdadeira igreja é aquela estabelecida por Jesus Cristo através de seus apóstolos. A igreja do Senhor Jesus foi estabelecida durante a festa judaica chamada Pentecostes - ou festa da colheita - festa que era comemorada pelos judeus cinqüenta dias depois da páscoa.
Jesus já havia prevenido o apóstolo Pedro sobre Sua igreja, veja: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Pedro foi o apóstolo que levantou a questão após a ressurreição do Senhor. “Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura...” (Atos 1:15,16a). Os discípulos reunidos ali, receberam do céu, poder para começarem seu ministério. “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:1-4). - Ver observação no final.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23)
O fruto do Espírito é um fruto contendo 9 partes, ou melhor, 9 virtudes. Não se diz “os frutos”, mas o fruto, pois todas as virtudes devem estar presentes na vida de um cristão. Todo aquele que é “batizado” (do grego “baptism”; ou seja, “imerso”) em água em obediência à vontade de Deus recebe o “dom” do Espírito Santo, ou seja, a presença, ou o “selo” do Espírito de Deus em sua vida (para maiores detalhes sobre o batismo bíblico veja “Passos para salvação”). Ao ser batizada, a pessoa é contemplada pela graça (dom imerecido) de Deus com as virtudes básicas: amor, paz e alegria. Através destas três virtudes, o discípulo de Cristo desenvolve as outras seis ao longo de sua nova vida aqui na terra.
Analisemos cada uma dessas virtudes:
A maior expressão do amor de Deus:
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Fale de Cristo aos outros:
- "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15,16)
- "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, ..." (Romanos 3:23)
- "... porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)
- "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1:15)
- "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; ..." (Romanos 1:16)
- "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6)
- "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, ..." (Atos 3:19)
- "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." (Romanos 10:9,10)
- "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)
- "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)
- "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25)
- "Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4:5,6)
- "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:18-20)